Educação

Governo do Maranhão Realiza Nova Etapa do Programa “Cirurgias – Aqui a Fileira Anda”

Godofredo Viana-MA. 23/06/2024 Locutor Wonder

O Governo do Maranhão promoveu, nesta quarta-feira (3), mais uma etapa do programa “Cirurgias – Cá a Fileira Anda”, com mutirões simultâneos de cirurgias em diversas unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Cerca de 270 atendimentos foram realizados nas cidades de São Luís, São Mateus, Pedreiras, Timon, Açailândia e Bacabal.

Governo do Maranhão

Os procedimentos ocorreram em vários hospitais: Hospital Dr. Juvêncio Mattos, Hospital Aquiles Lisboa, Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) de São Luís, Hospital da Ilhota, Hospital Regional de São Mateus, Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco em Timon, Hospital Regional Kleber Branco em Pedreiras, Hospital Regional de Açailândia e Hospital Regional Dr. Laura Vasconcelos em Bacabal.

Em São Luís, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou as cirurgias pediátricas no Hospital Dr. Juvêncio Mattos. Foram realizadas cirurgias em aproximadamente 20 crianças, com idades entre 0 e 14 anos, incluindo procedimentos para tratamento de hérnia, fimose e freio lingual.

“O programa ‘Cá a Fileira Anda’ está avançando conforme o planejado pelo governador Carlos Brandão. No Hospital Dr. Juvêncio Mattos, nossos pacientes recebem cuidados e assistência de alta qualidade pelos profissionais da rede estadual”, destacou Tiago Fernandes.

 

A manicure Yara Rocha, de 31 anos, mãe de Raí, de 8 anos, celebrou a oportunidade de ver seu filho ser operado de uma hérnia inguinal. “Ficamos preocupados ao ver o caroço inchado. Com a cirurgia, ele terá mais conforto e segurança para brincar”, disse Yara.

Lucielma Sodré, de 37 anos, mãe de João Miguel, que aguardava cirurgia de hérnia umbilical, elogiou a dedicação dos profissionais do Hospital Dr. Juvêncio Mattos. “A equipe é excelente. Agradeço por toda a atenção e cuidado”, afirmou Lucielma, que esperava há seis meses pela cirurgia do filho.

Katia Trovão, secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, ressaltou o compromisso da gestão estadual em oferecer atendimento de qualidade. “Estamos realizando vários mutirões para garantir que essas crianças tenham uma vida normal e saudável”, disse.

As cirurgias em São Luís também ocorreram no Hospital Aquiles Lisboa e no Hospital da Ilhota, onde os procedimentos começaram às 7h da manhã e estavam previstos para terminar às 23h, com 20 cirurgias agendadas, incluindo gerais e do aparelho digestivo. No interior, as cirurgias foram realizadas em Açailândia, Bacabal, Pedreiras, Timon e São Mateus.

Ricardo Martins, diretor-clínico da Emserh, destacou a importância dessa estratégia para reduzir a demanda por cirurgias eletivas no Maranhão. “Estamos trabalhando para zerar as filas de procedimentos eletivos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, frisou.

O aposentado José Benedito Ferreira França, de 68 anos, aguardava há um ano por uma postectomia e foi operado no Hospital Aquiles Lisboa. “Agradeço pelo atendimento recebido. Saio feliz e já vou me recuperar em casa”, declarou satisfeito.

Atendimento Odontológico

A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), localizada na Praia Grande, em São Luís, realizará cerca de 100 atendimentos para rastreamento de câncer de boca na primeira quinzena de julho, incluindo coleta de material para biópsia. Em 2024, o Sorrir comemora seis anos de atividades.

A unidade conta com 17 consultórios odontológicos equipados com tecnologia de ponta e uma equipe de aproximadamente 120 profissionais. É referência estadual em urgência e emergência em saúde bucal, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 12h. Os serviços oferecidos incluem radiografia, endodontia, periodontia, pequenas cirurgias, próteses, punções para biópsia e cirurgias bucomaxilofaciais.

Contato para Imprensa:
Assessoria de Comunicação Locutor Wonder
Email: canaldamidia2050@gmail.com
Telefone: (98) 98552-9820

                 Governo do Maranhão, Governo do Maranhão, Governo do Maranhão, Governo do Maranhão

 

 

Governo do Maranhão
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo