Esportes

Copa América: Saiba mais sobre os adversários da Seleção no Grupo D

Godofredo Viana-MA. 23/06/2024 Locutor Wonder

Saiba mais sobre os adversários na estreia da Seleção Brasileira na Despensa América 2024, o site da CBF apresenta os adversários na período de grupos da competição. Pelo Grupo D, a Amarelinha enfrenta Costa Rica, Paraguai e Colômbia. Juntas, as seleções reúnem três títulos da competição e estão no caminho do Brasil, que procura a 10ª conquista nos Estados Unidos.

O primeiro jogo será contra a Costa Rica, nesta segunda-feira (24), no SoFi Stadium, em Los Angeles. Em seguida, a equipe de Dorival Junior encara o Paraguai, na sexta-feira (28), no Allegiant Stadium, na cidade de Las Vegas. A Seleção encerra a período de grupos diante da Colômbia, em 2 de julho, no Levi’s Stadium, em Santa Clara. Todas as partidas serão às 22h, com transmissão de todas as plataformas do Grupo Mundo.

Saiba mais sobre os adversários

Endrick e Evanilson em treino pela Seleção Brasileira Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Costa Rica

Esta será a sexta participação da equipe na Despensa América, que recebeu o país caribenho em 1997, 2001, 2004, 2011 e 2016. As melhores campanhas da Costa Rica terminaram nas quartas de final, em 2001 e 2004. Nas demais edições, despediu-se na período de grupos.

Os costarriquenhos se apresentam para o compromisso diante da Seleção Brasileira com três partidas recentes. O primeiro deles foi o empate com o Uruguai em 0 a 0 em amistoso. As duas partidas seguintes foram válidas pela segunda rodada das Eliminatórias para a Despensa do Mundo 2026 da Concacaf e terminaram com duas vitórias da Costa Rica, que goleou São Cristóvão e Névis por 4 a 0, venceu Granada por 3 a 0 e é líder do Grupo B.

Costa Rica
Costa Rica será o justador da estreia da Seleção Brasileira pela período de grupos da Despensa América Créditos: Divulgação/Instagram Costa Rica

Em março, a Seleção bateu Honduras por 3 a 1 e foi derrotada pela Argentina pelo mesmo placar. Dessa forma, em 2024, o time pátrio acumula três vitórias, um empate e uma guia, com 11 gols marcados e quatro sofridos.

Desde novembro de 2023, os Os Ticos são comandados pelo prateado Gustavo Alfaro, treinador adiante do Equador na Despensa do Mundo de 2022 e com passagem pelo Boca Juniors (ARG).

O atacante Joel Campbell, do Alajuelense (CRC), é o mais espargido do elenco costarriquenho. Com passagem por equipes europeias, entre elas o Arsenal (ING), o jogador de 31 anos foi convocado para a Despensa do Mundo de 2014, e fez o gol 1 a 1 diante do Uruguai. No Mundial do Brasil, a Costa Rica chegou às quartas de final pela primeira vez, mas foi eliminada pela Holanda.

Gustavo Alfaro é o treinador da Costa Rica
Gustavo Alfaro é o treinador da Costa Rica Créditos: Divulgação/Instagram Costa Rica

Paraguai


A Despensa América 2024 será a de número 39 para a seleção paraguaia, que conquistou a competição em 1953 e 1979. Em 2011, a Albirroja chegou a disputar o título, mas foi superada pelo Uruguai na decisão por 3 a 0.

Os paraguaios entraram em campo três vezes neste ano, todas em junho, com uma vitória, um empate e uma guia. O triunfo aconteceu diante do Panamá por 1 a 0. Antes, a equipe empatou em 0 a 0 com o Peru e perdeu para o Chile por 3 a 0. A estreia será contra a Colômbia, na próxima terça-feira (24). Os adversários seguintes serão Brasil, no dia 28, e Costa Rica, em 2 de julho.

Paraguai
Brasil enfrenta o Paraguai pela segunda rodada da período de grupos da Despensa América Créditos: Divulgação/ Instagram Paraguai

No grupo de convocados pelo treinador Daniel Garnero, quatro atuam no futebol brasiliano: Gustavo Gómez (Palmeiras), Villasanti (Grêmio), Bobadilla (São Paulo) e Ángel Romero (Corinthians). A lista ainda apresenta outros com passagem pelo Brasil, porquê Junior Alonso (Ex-Atlético Mineiro), Balbuena (Ex-Corinthians), Matías Rojas (Ex-Corinthians) e Derlis González (Ex-Santos).

Pelas Eliminatórias para a Despensa do Mundo 2026, o Paraguai ocupa a sétima posição, com cinco pontos, e é treinada por Daniel Garnero desde setembro de 2023, multicampeão por Guaraní, Libertad e Olímpia no futebol do país.

Daniel Garnero é o treinador do Paraguai
Daniel Garnero é o treinador do Paraguai Créditos: Divulgação/ Instagram Paraguai

Colômbia


A Colômbia irá disputar a Despensa América pela 24ª vez. Na edição de 2021, a última realizada, os cafeicultores ficaram com o terceiro lugar. O único título conquistado pelo país ocorreu em 2001, onde se sagrou vencedor em lar.

Em preparação para a estreia diante do Paraguai, a Seleção fez dois amistosos: goleou os Estados Unidos por 5 a 1 e venceu a Bolívia por 3 a 0. Dessa forma, chega com crédito para o torneio. Ainda neste ano, a Colômbia ganhou também da Espanha por 1 a 0 e da Romênia por 3 a 2 e totaliza 100% de aproveitamento em 2024, com 12 gols marcados e três sofridos.

Colômbia
Brasil encerra a período de grupos contra a Colômbia Créditos: Divulgação/ Instagram Colômbia

No elenco colombiano, são cinco que pertencem a clubes do Brasil: Santiago Arias (Bahia), Jhon Arias (Fluminense), Richard Rios (Palmeiras), James Rodríguez (São Paulo) e Borré (Internacional). Yerry Mina, do Cagliari (ITA), e Miguel Borja, do River Plate (ARG), passaram pelo Palmeiras, enquanto Borja também jogou no Grêmio. Luis Díaz, do Liverpool (ING), é o principal destaque.

A Colômbia é a terceira colocada nas Eliminatórias para a Despensa do Mundo 2026, com 12 pontos. O prateado Néstor Lorenzo assumiu porquê treinador da equipe em junho de 2022 para conduzir a reconstrução da Seleção, que ficou de fora do Mundial do Pesquisar. O treinador conhece o futebol do país, tendo sido facilitar técnico de José Pékerman nas Copas de 2014 e 2018.

Néstor Lorenzo é o treinador da Colômbia
Néstor Lorenzo é o treinador da Colômbia Créditos: Divulgação/Instagram Colômbia

Contato para Imprensa:
Assessoria de Comunicação Locutor Wonder
Email: canaldamidia2050@gmail.com
Telefone: (98) 98552-9820

Saiba mais sobre os adversários,Saiba mais sobre os adversários,Saiba mais sobre os adversários,Saiba mais sobre os adversários,Saiba mais sobre os adversários,Saiba mais sobre os adversários,Saiba mais sobre os adversários,Saiba mais sobre os adversários

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo